DISCURSO DO ENG. NELSON BARBOZA LEITE COLAÇÃO DE GRAU DA TURMA DE ENGENHEIROS FLORESTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Prezados formandos!

 

Muitíssimo obrigado pela lembrança de meu nome para patrono dessa turma. O agradecimento do profissional do setor, a emoção de pai, e a satisfação do colega de profissão, que passaremos a ser daqui para frente.Vocês estão me dando a chance de juntar esses sentimentos num só momento.Isso é um privilégio! Muito obrigado, prezados colegas e caros amigos!

Num dia como hoje, só cabem palavras de otimismo, mas me sinto honrado em ter a oportunidade de fazer algumas considerações para reflexão!

- Os cumprimentos pela merecida alegria e felicidade dos pais e dos entes queridos! As felicitações àqueles que torceram dia após dia para que vocês pudessem chegar onde chegaram. Para esses entes queridos, hoje é um dia especialíssimo, inesquecível. É a sensação de missão cumprida! Portanto, sinceras congratulações. Todo formando é agradecido pelo carinho e compreensão dos familiares e pela amizade construída entre os amigos de escola. Forte abraço aos que se juntam e usufruem desses momentos e o respeito à saudosa memória daqueles que, eventualmente, foram tolhidos dessa oportunidade!

- Gostaria, também, de juntar a essa sensação de realização de pais, familiares e amigos dos formandos, a certeza do dever cumprido dos professores. Eternos mestres que nunca serão esquecidos. Os anos irão passar; mas, caros formandos, posso lhes garantir que os ensinamentos e exemplos de vida desses abnegados profissionais jamais serão esquecidos. Estendo os meus sinceros cumprimentos aos senhores e respeitosos professores

- Aos formandos falo com um sentimento que mistura a alegria de hoje com as preocupações do amanhã! Um misto de felicidade e, às vezes, de medo! O sorriso da lição feita, com o susto do chegou a hora! E agora? Ficaram para trás as cervejadas, churrascadas, as encrencas com provas de cálculo, com professores exigentes. Será? Ledo engano!Tenham certeza! Essa saudade vem correndo, é a primeira que bate! Por mais que tenham sido penosas as horas de sacrifício, elas farão parte dos bons tempos de escola. Que pena! E vem a lembrança.......eu devia mesmo ter feito a escola em 6 ou 7 anos! Alguém me disse um dia! Mas passado é passado e vamos aos desafios que virão!

Prezados colegas! Permitam-me, então, atrevidamente, falar um pouco dessa nova encrenca que vocês estão se metendo daqui para frente! E para iniciar nossa prosa, ousaria sugerir três princípios de vida!

1- Não paute sua carreira e sua vida só pelo dinheiro!

2- Pense no País, na sociedade; não pense só em si!

3- Seja quente, ou seja frio, mas não seja morno!

Não se esqueçam de que vocês constituem uma elite privilegiada desse País. Vocês completaram o curso numa ótima escola, conviveram com excelentes professores, escolheram uma carreira promissora, prepararam-se para ajudar o Brasil a usufruir de suas maiores riquezas, que são as suas florestas. Estejam convictos de que vocês começam uma vida profissional muito bem preparados. Vocês estão na linha de frente de um processo de desenvolvimento que o País tanto necessita. Não se amedrontem! Em qualquer profissão essa fase inicial de dúvidas é normal, mas também é o momento em que os fracos e os pessimistas se abatem. Não se frustrem com problemas ou fracassos de poucos e se espelhem no sucesso de muitos. A preparação universitária, que vale um tesouro, ninguém pode lhes tirar e é o melhor instrumento para construir uma vida profissional cheia de realizações!

Prezados colegas!

Depois de anos de formado e quilômetros rodados garanto a vocês que, ao engenheiro florestal preparado e cidadão, não falta oportunidade de trabalho. A competição é grande, mas esse mesmo mercado exigente está ávido por profissionais competentes! E o que é um profissional competente? Amigos, podem existir inúmeras formas para definir competência, mas qualquer definição sempre compreenderá responsabilidade, comprometimento, respeito indiscriminado às pessoas, paixão pela justiça , pela ética e amor pelo trabalho! Sem essas qualificações a profissão será uma procura doida por um mundo inexistente. Mas não culpem a engenharia florestal! Na maioria desses casos, o grande responsável é o comodismo! E para esse mal não há remédio que dê jeito!

Colegas! Com responsabilidade, comprometimento, respeito, justiça, ética e disposição para o trabalho estejam tranqüilos! Não tenham medo do amanhã, não tenham medo de nada! Prezados colegas, mas não cruzem os braços e não esperem que a montanha chegue até vocês. A universidade deu conhecimentos, mas será sempre indispensável a vontade de vencer, um bom dosador de sono , trabalho e humildade para aprender continuamente!

Façam uma profunda reflexão sobre o que fazer com os conhecimentos adquiridos, escolham com obstinação o caminho de todos os dias, dediquem-se para diminuir a diferença entre a sexta e a segunda -feira, definam com garra o que fazer, para que, lá na frente, possam ter orgulho do que fizeram! Essa reflexão é de fundamental importância! Não se precipitem, mas façam. Não se omitam e saibam que não é proibido errar. Aprendam com os erros. Não se afastem das dificuldades. Sejam ousados, criativos, lutadores, não tenham medo de iniciar seus empreendimentos e não vacilem para dispensar qualquer dinheiro, que lhes possa causar constrangimento ético! A engenharia florestal oferece uma quantidade ilimitada de oportunidades nas mais diversas atividades. Tenham confiança no taco! Escolham aquilo que vocês sintam prazer em fazer; onde vocês se sintam motivados para crescer, para se envolver, para se doar! Essa é a vida profissional que não cansa, que não limita, que lhes desafiará todos os dias! Colegas, o mundo profissional é muito mais receptivo do que vocês podem imaginar. Profissionais conscientes, responsáveis, construtivos, estão e sempre estarão de plantão para ajudar aqueles que chegam ao mercado trazendo sinais de criatividade, de vontade e de disposição para o trabalho. Amigos; vocês, ao completarem o curso, são vitoriosos e precisam manter o espírito dinâmico da vitória; não se acomodem e não se assustem com a vida profissional. Acreditem no potencial que cada um traz dentro de si. Disposição para o trabalho e o sucesso, a felicidade e até o dinheiro serão conseqüências naturais e inevitáveis! Que Deus ilumine a todos, que lhes dê saúde e que faça despertar em cada formando, um engenheiro florestal brilhante e de muito sucesso! Boa sorte! Bola pra frente! E obrigado de coração!

 

Nelson Barboza Leite